Olá amigos, em breve novas postagensPensamentos do dia...

A democracia é apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes. George Bernard Shaw!!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O poder destrutivo da fofoca


Falando em poder de destruição pensamos logo em granadas, mísseis e outros artefatos militares, mas estou me refirindo das fofocas no trabalho. Estas fofocas podem ser tornar verdadeiras bombas e causar danos a reputação dos colegas de uma empresa.


Devemos nos alertar com este espírito de porco, que sente prazer de ser falso e centro das atenções. Todo lugar tem um puxa-saco um fofoqueiro mentiroso que faz de tudo para ver você se ferrar. Acho que isso acontece muitas vezes, por inveja ou incapacidade de ser alguém na vida. O mais interessante que tem gente que acredita nas fofocas e mal sabe que um fofoqueiro não só conta para você que o outro supostamente fez, mas também fala da sua vida da mesma maneira para o outras pessoas, acreditar e ter uma amizade baseada em mentiras não é bom, um dia você se torna igual a “eles”.


O que fazer perante esta situação ?
Você meu querido leitor deste blog, já deve ter passado por esta situação na sua empresa na sua vida, enfim já conviveu com um falso amigo e em alguns casos, talvez nem sabia. As vezes as coisas estão indo bem e derrepente tudo deixa de acontecer e passa a dar errado e você fica se perguntando o que aconteceu ?, A resposta é na verdade a inveja do fofoqueiro.


Eu particularmente, nestes casos ignoro este ser mentiroso e invejoso, na minha opinião uma mulher ser mentirosa já é muito feio, imagina um homem se prestar a isso ? na verdade, homem que é homem não faria isso, fique atento. È dificil de entender como o sujeitinho consegue arrumar tempo para suas fofocas, tendo tanta coisa importante na empresa para se fazer e o individuo fica procurando brechas como o diabo tentando o ser do bem a fazer algo errado.


O que a psicologia acha ?
È a pior combinação que pode existir num ambiente de trabalho é o fofoqueiro puxa-saco. É uma mistura perigosa. O puxa-saco é a profissão mais antiga do mundo empresarial. Em algumas empresas, o puxa-saco tem status hierárquico, tendo o poder de criar, inventar e distribuir as fofocas de acordo com seus interesses ou dos interesses de quem protege.

A fofoca do puxa-saco é encaminhada como se fosse um memorando da diretoria. Tem origem e destinatário certos, o campo do assunto é preenchido de maneira bem clara e o texto normalmente é curto e grosso. Ele utiliza somente a fofoca do tipo inventada, e os estilos são variados de acordo com a vítima a ser alvejada.


Fofoqueiro tapetão:
Geralmente ocorre no trabalho, a pessoa que está querendo puxar o tapete da outra pode ser aquela que vive elogiando pela frente, enquanto espalha veneno pelas costas. Intriga é falta de ética, é uma atitude condenável e imoral.


Da mesma forma que muramos nossa casa para proteger a nossas famílias, no trabalho precisamos montar esquemas de segurança para impedir as intrigas. Por isso não adianta ficar sofrendo calado, nem sair no braço com quem faz intriga, nem tentar combater uma intriga com outra intriga. Isso seria jogar no campo do inimigo, que ele conhece melhor do que nós.


Perfil do fofoqueiro:
baixa auto-estima, são desconfiados, gostam de jogar uma pessoa contra a outra, necessidade de dividir e conquistar grupos, sentimento permanente de raiva e ódio, e precisa de auto-afirmação.Se pudessemos obter um raio x seria igual a este abaixo;


Estes individuos quando estão só são depressivos, com tendência de buscar pessoas para chamar a atenção, e mostrar uma vida que não tem!


A responsabilidade da empresa?
À empresa também cabe a responsabilidade de combater a fofoca. A "vacina" nesse caso é adotar uma política de comunicação interna clara e eficaz. Não permitir a desagregação da equipe de trabalho e promover a união e valor do grupo.



créditos;
bynelsinho
Fonte artigo Fabio Camatari
fonte Alexandre Freire
imagens google image
leia mais em almanaquedobem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" art. 5°, IV da Constituição federal.