Olá amigos, em breve novas postagensPensamentos do dia...

A democracia é apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes. George Bernard Shaw!!!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O carnaval no Brasil

lembro da minha época que o carnaval juntava muita gente e era aberto ao publico, separo apenas por uma corda. nesta época eu era só uma criança e não entendia a alegria daquela gente toda, Hoje eu só quero curtir o feriado, não ligo mais para o carnaval...


O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta–feira de cinzas). A quarta de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma. O Carnaval prepara o início da quaresma, isto é, seu último dia precede a quarta-feira de cinzas (início da Quaresma).



Em finais do século XVIII, o entrudo era praticado por todo o país, consistindo em brincadeiras e folguedos que variavam conforme os locais e os grupos sociais envolvidos. As primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira foram através da importação dos bailes e dos passeios mascarados parisienses, colocando o Entrudo Popular sob forte controle policial. A partir do ano de 1830, uma série de proibições vai se suceder na tentativa, sempre infrutífera, de acabar com a festa grosseira.




Em finais do século XIX, toda uma série e grupos carnavalescos ocupam as ruas do Rio de Janeiro, como modelo para as diferentes folias. Nessa época, esses grupos eram chamados vulgarmente de cordões, ranchos ou blocos. Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, "Ô Abre Alas!". A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval.
Os foliões sempre curtiam os bailes fantasiados, usando máscaras e disfarces inspirados nos baile de máscaras parisienses. As fantasias mais tradicionais e usadas até hoje são as de Pierrot, Arlequim e Colombina, originárias da commedia dell'arte.
Atualmente, no Rio de Janeiro a disputa das escolas de samba é muito competitiva, e segue uma série de quesitos. Tudo isso é bom para todo mundo, já que emprega muita gente nos barracões das escolas de samba.


não precisa nem comentar que só dá viviane araujo...

O desfile mais tradicional acontece no Rio de Janeiro, na Passarela do Samba, Marquês de Sapucai, como é chamado o sambódromo carioca, primeiro a ser construído no Brasil. Outros desfiles importantes ocorrem em Uruguaiana, Porto Alegre,Florianópolis,Manaus e em Vitória.
Atualmente também os desfiles das escolas de samba de são paulo são transmitidos pela uma grande emissora, a Rede Globo para quase todo o país, pois no Rio Grande do Sul, a Rbs tv(RS), afiliada da tv Globo, desde 2008 transmite os desfiles do grupo especial de Porto Alegre,que ocorre em dois dias, sexta e sabado de carnaval, e Florianópolis que no sabado de carnaval e exibido pela Rbs tv(SC) os desfiles do gupo especial de Florianópolis.

Além dos desfiles das escolas de samba também caiem na folia os blocos de rua ou bairro, mas sem competição. Também existem os bailes de carnaval, realizados em clubes, ou em áreas públicas abertas, onde é possivel curtir músicas carnavalescas de todas as épocas "moro em jaçanã...".


O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, mas o rítimo é tradicionalmente local do frevo e o maracatu.

Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi entre outros .


foto das modelos do carnaval de salvador selecionadas

Indústria do carnaval

Indústria do carnaval é o nome dado ao conjunto de atividades para produção de fantasias, adereços, materiais para os carros alegóricos. estas atividades ajudam empregar várias pessoas, mesmo que num pequeno tempo o useja empregos temporários. Mas todo o carnaval arreecada 1 bilhão de reais e gera mais de 300 mil empregos. Só as escolas de samba do grupo especial gastam cerca de 100 milhões de reais em matérias primas —isso por baixo, já que nã oestão inclusos diversas divulgações , comerciais etc...



--------------------------------------------------------------------

Principais carnavais brasileiros

Carnaval do Rio de Janeiro ( é o melhor do mundo) é aqui que moro...rsss
Carnaval de São Paulo
Carnaval da Bahia
Carnaval de Pernambuco
Carnaval de Manaus
Carnaval de Vitória
Carnaval de Porto Alegre

carnaval do Rio de Janeiro:

Desfiles acontecem nos dias 5, 6 e 7 de março de 2011, na Marquês de Sapucaí.

Doze escolas desfilam no Grupo Especial do carnaval carioca.

fonte winkpedia
google imagens outras imagens viviane araujo fonte web
bycarioca
-------------------------------------------------------------------------
créditos e sugestões sobre o carnaval:

O livro de ouro do carnaval brasileiro, de Felipe Ferreira (Ediouro)
Carnaval: seis milênios de história, de Hiram Araújo (Gryphus)
A Corte Vai Passar - um Olhar Sobre o Carnaval de Pernambuco, de Luiz Santos (Tempo D'Imagens)

História do carnaval carioca, de Eneida de Moraes (Record)

O livro de ouro do carnaval brasileiro, de Felipe Ferreira (Ediouro
)
Carnaval: seis milênios de história, de Hiram Araújo (Gryphus)

A Corte Vai Passar - um Olhar Sobre o Carnaval de Pernambuco, de Luiz Santos

História do carnaval carioca, de Eneida de Moraes (Record)
---------------------------------------------------------------------
O Brasil, possui um clima muito favorável, as praias e a baleza natural das mulheres,
Saõ tantas mulheres bonitas, que a imagem do BRASIL infelizmente é manchada com o turismo SEXUAL, DIGA NÃO A EXPLORAÇÃO SEXUAL DENUNCIE...
--------------------------------------------------------------------

Venha conhecer Rio de Janeiro...

bynelsinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" art. 5°, IV da Constituição federal.