Olá amigos, em breve novas postagensPensamentos do dia...

A democracia é apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes. George Bernard Shaw!!!

terça-feira, 26 de março de 2013

O silêncio da morte...





Olá amigos do Blog Nosso-Mundo, estou aqui novamente depois de 2 semanas muito agitada e triste no Rio de Janeiro, Infelizmente mais uma morte por aquecedores á gás aconteceu e isso chama atenção pelo seguinte fato; Quem fiscaliza estes aparelhos ? qual a garantia e sinais que o aparelho está funcionando corretante ? Lembrando que o Brasil é um País tropical e as temperaturas são elevadas em 75% do ano, imagina se as demais estações do ano fossem frias ? muita gente morreria com certeza, tendo em vista que a difusão destes aparelhos seria maior no Brasil e a fiscalização quase nenhuma.




Como funciona aqucedor á gás?

O aquecedor a gás possui um queimador semelhante ao de um fogão, envolvido por uma serpentina onde circula a àgua que irá ser aquecida. Ao ser acionado, este fogo é controlado automaticamente por um dispositivo chamado "pressostato" onde estão agregados um sensôr na rede de água e atravéis de uma válvula que controla a passagem do gás para o queimador. Funciona desta maneira; quanto mais fria é a agua, mas calor ele fornece para aquecer e atinjir a temperatura ideal. Na parte externa do aparelho existem controles onde se pode selecionar previamente á temperatura da água.




A morte em silêncio

Sim, parece um título de filme de terror, mas é real e isso ocorre por inalação do gás e monoxido de carbono que queima o oxigênio do ambiente e deixa a pessoa com falta de ar e dificuldade de respirar. Temos então 3 agravantes; 1- o próprio gás que se dispersa pelo ambiente e provoca solnolência, 2- a falta do oxigênio para se respirar, 3- e a contaminação pela substância que por si própria já mataria em questão de minutos o terrível e silencioso ceifador de vidas o monóxido de carbono.




Sintomas de intoxicação por gás ou monóxido de carbono:


Sonolência e vómitos.
Pele arroxeada.
Dores de cabeça.
Falta de forças.
Vertigens.



Acredito que algumas medidas adicionais e simples possam evitar tantas mortes e permitir ter noção do perigo. Minha idéia básica seria a seguinte:

1- colocaar um adesivo de perigo com uma cavera bem visível ( parece idiota, mas ao ver isso, voce ficará subliminarmente, "ligado no perigo").

2- adicionar na saída de todos os aquecedores um sensor de vazamento ou inificiência do aparelho com alarmes visual e sonoro.

3- utilizar um tipo de gás somente para este tipo de aparelho, com aroma ardido e ruim, para que possa alertar de vazamentos(o gás natural não tem cheiro)

4- tornar "obrigatório" para quem tem este tipo de aparelho um sensor de gás no ambiente, paar que possa alertar dos perigos se todas as outras não funcionarem.

5- Colocar um sistema de manutenção preventiva no aparelho , para que o mesmo possa ser travado ao chegar ao final do tempo de uso e obrigar a presença de um técnico para destravar e aferir o equipamento.


São idéias que pensei neste momento e acredito que poderiam ser muito uteis para salvar diversas vidas, claro que as leis deveriam ser mais eficiêntes e exemplares. Também a exclusão dos aparelhos "vagabundos" , do mercado ajudaria bastante e os novos terem uma certificação ISO ou equivalente de conformidades técnicas. Tá certo que minha área do CREA é elétrica/ eletrônica, mas tenho muito interesse de não somente criticar , mas expor minhas idéias e soluções viaveis para eliminar estes problemas.



O pior de tudo que este fato não será o último a acontecer, pois no Brasil tudo funciona de modo precário e somente passam a tomar as devidas providências , quando a situação está fora de controle. Infelizmente está linda menina de apenas 16 anos, Maria Candida Portinari, neta do pintor Candido Portinari, foi encontrada morta no banheiro de sua casa, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro.




"OS CULPADOS"

Sem dúvida este governo que cobra impostos e não faz nada para a população e quando faz é uma merda, exemplos estão nos noticiários( predios de 22 milhões de reais que nem foram inaugurados e já cairam).Estou cansado de ver a presidenta chorar e dizer que vai resolver e não resolve nada, cadê a solução da região serrana? apropósito esta semana que passou morreram mais 33 pessoas em decorrência das chuvas, uma tragédia anunciada. No mês de janeiro de 2013, anunciei esta desgraça de petropolis, serei EU vidente? Não, Sou simplesmente um cidadão consciente dos problemas deste País!








créditos:
bynelsinho
imagens rede web/google
outras fotos facebook
demais imagens midias de tv
pesquisa de aparelhos á gás
outras informações Winpédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" art. 5°, IV da Constituição federal.