Olá amigos, em breve novas postagensPensamentos do dia...

A democracia é apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes. George Bernard Shaw!!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Made in Brazil, Amazônia pede socorro!



Muitos falam da amazônia e sua importâcia para o mundo, mas poucos realmente fazem alguma coisa para salvá-la. Todos os dias milhares de madereiras vem derrubando e explorando de forma ilegal a extração de árvores e promovendo mortes na região. Recentemente mais uma vítima de tantas que defendiam a Amazônia, vamos dar um basta nisso !!!


“Vivo da floresta, protejo ela de todo jeito. Por isso, eu vivo com a bala na cabeça a qualquer hora. Porque eu vou para cima, eu denuncio os madeireiros, denuncio os carvoeiros e, por isso, eles acham que eu não posso existir.” (José Cláudio Ribeiro da Silva)

-------------------------------------------------

A Floresta Amazônica está localizada na Região Norte do Brasil, e possui uma área de cerca de 5,5 milhões de km². Fazendo parte de nove países: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, é a maior floresta tropical úmida do planeta e com a maior biodiversidade. No Brasil, a Amazônia Legal se estende por nove estados brasileiros: Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Maranhão, Tocantins e parte do Mato Grosso, representando mais de 61 % do Território Nacional.Observe o tamanho da amazônia em relação ao território brasileiro.


A Amazônia possui, ainda, grande importância para a estabilidade ambiental do Planeta. Em uma analise modesta, os numeros indicam que a floresta amazônica é responsável pela absorção de cerca 10% e 3 bilhões de toneladas de carbono extraídos da atmosfera pelos ecossistemas terrestres.


Um estudo publicado pela Science conclui que a Amazônia responde por quase 40% de tudo que a bio terrestre absorve. Sua massa vegetal, composta por árvores de 50 metros de altura, libera cerca de sete trilhões de toneladas de água anualmente para a atmosfera através da evaporação e transpiração das plantas. Também é importante notar que, cerca de 12% de toda a água superficial doce é da amazônia, formando a maior rede hidrográfica existente no globo terrestre. O Amazonas é o mais extenso rio do mundo e despeja 230 milhões de litros de água por segundo.


Mesmo assim apresenta um ecossistema frágil: a floresta extrai poucos nutrientes do solo, que, em grande parte de sua extensão, é pobre. As árvores vivem do próprio material orgânico que cai de seus galhos. formando desta maneira, uma formidável cadeia de vida, que se nutre desse cardápio de massa natural e da água abundante gerada pelas próprias árvores e trazida do oceano e das Cordilheiras dos Andes,Onde o ambiente de umidade é muito elevado. Por isso devemos ter cuidado e proteger a amazônia a todo custo, pois nossas vidas e também do futuro do mundo dependem dela!!!.


Se vcoê observar, não só as árvores são destruidas, também o habitat de vários animais e até mesmo o verdadeiro dono das terras, os índios nativos da região.


Os indios estão constantemente em defesa de suas terras e de seu povo, que vem sendo expostos ao convivio com o "homem branco". O índio de forma simples, passa seus conhecimentos a troco de nada, as vezes suas tribus recebem bens materias desnecessários a sua vida nativa. E em alguns casos as índias são exploradas e expostas sexualmente por pessoas que deveriam ajudar, mas aproveitam da situação. Existem diversos relatos de "pessoas" que cometeram abusos contra as índias, Estas que possuem uma beleza extraordinária. Na minha singela opinião, deveriamos deixar o índio em paz, libertar sua tribo sem a exploração de pessoas que nada tem haver com o convívio indigena!!!


Não é possivel que nosso governo não perceba o que acontece diante deles. Todos os anos "nossa amazônia" vem sendo destruída e nada é feito. Não pense voces meu caros leitores deste blog (Nosso-Mundo), que é só a madeira que interessa aos usurpadores , também ciêntistas e grandes empresas de cosméticos vem se beneficiando com a grande biodiversidade e extraindo de forma "ilegal" recursos e patenteando em outras países.



O Açaí, que ficou famoso como poderoso energético, é consumido diariamente em forma de “vinho”. Já há, inclusive, registro de consumo do açaí em outros países; os frutos do açaizeiro são sovados em uma peneira e da polpa se extrai o sumo oleaginoso servido com farinha de tapioca. E a pupunha, a uva da Amazônia, com seus deliciosos frutos em cachos, protegidos por espinhos do tronco da árvore, podem ser consumidos apenas após o cozimento.


Um outro exemplo disso é o Cupuaçu da foto acima, que tem um sabor muito sutil e ímpar, e dos seus frutos pode-se extrair a polpa para fazer sucos, doces, sorvetes e outras preciosidades.

OS passáros da Amazônia são de extrema beleza, principalmente as araras e papagaios possuem um valor comercial muito elevado. Muitos deles são mortos em cativeiros e outros durante o transporte feitos traficantes de animais para a venda ilegal.


Vamos Apoiar e divulgar a importância que a Amazônia tem para o mundo, e evitar adquirir produtos sem certificação da amazônia legal, é importante observar que os derivados de madeira sem autorização dos orgãos competentes favorecem, cada vez mais a destruição e morte dos animais. Diga não ao comércio ilegal da Amazônia.Vamos apoiar campanhas contra a biopirataria, alertando dos problemas e consequências da pirataria dos produtos típicamentes Brasileiros.


Sabemos que, o brasil é um país rico, onde a pobreza é consequência dos governantes que não se interessam de ajudar e promover a verdadeira justiça para todos.

Eu espero que aluta de todos não possa ter sido em vão!!!
==========================================================================

Créditos
bynelsinho
Fonte de consulta: Almanaque Brasil Socioambiental – ISA/2008
winkpédia
google image

2 comentários:

  1. Amo the tha Amazon the save is pra es destino de todos os habitantes do mundo , the tha ias amazon futuri da umanidade I love amazon , vamos denunciar !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Divulgue e vamos tentar Salvar a Amazônia, afinal ela é de todos !!!

    Divulgue o link da matéria;

    http://bynelsinho.blogspot.com.br/2011/06/made-in-brazil-amazonia-pede-socorro.html

    thank´s obrigado!

    ResponderExcluir

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" art. 5°, IV da Constituição federal.